Banda Garimpeiros a Caminho da China

A banda musical, Garimpeiros, vai representar a República de Moçambique na 8ª Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa, um evento de índole internacional a ter lugar de 24 a 30 do corrente mês em Macau. 

Entretanto a quando da sua despedida no gabinete do governador, o timoneiro da Zambézia Abdul Razak chamou atensão aos  constituintes da banda, pelo facto de lá irem representar a cultura moçambicana, portanto, a maneira de ser e de estar do povo moçambicano, pelo que é uma grande responsabilidade.

“É uma grande responsabilidade de apresentar, nesse caso em termos qualitativos a nossa música, as nossas canções, qualidade principalmente em termos de conteúdo neste festival. “, – disse Razak numa clara chamada de atenção para que o grupo não decepcione as expectativas da província e sobretudo do país.

O timoneiro da Zambézia disse ser importante a demonstração de bom comportamento no evento tanto no palco e fora dele para que sejam verdadeiros embaixadores da cultura moçambicana.
Na ocasião o governante instou o grupo a seguir o exemplo do emblemático músico zambeziano, Mussa Rodrigues, “sois moçambicanos da província da Zambézia, dignifiquem o país e a província”, disse.

Por seu turno Ney Gany, representante da Banda, assegurou que o grupo vai com tudo à Macau para melhor representar o país e a província tendo sublinhado que levam ao palco do festival a componente dança, Nhambaro representado a partir de som acústico e para o efeito, todas as condições técnico artístico já estão criadas.

Na ocasião, os artistas manifestarão a sua satisfação pelo facto de ter sido escolhida a Banda Garimpeiros, para representar o país num evento de grande magnitude como o que se refere. “Para nos é uma honra porque estamos num pais com varias culturas, vários povos e sobretudo muitos músicos e nós somos a banda escolhida para representar o País. É um ano que completamos 20 anos de carreira, nada melhor que um brinde como este para a banda que durante 20 anos trabalhou arduamente”, – concluiu.

Refira-se a Banda Garimpeiros,  um conjunto de dez elementos, parte viagem ainda hoje (18) de Outubro à Maputo e de lá para Joanesburgo (África do Sul) e depois à Macau, local do evento.

Texto: Txopela
Share on Google Plus

About Isá Gildo Electromoz

Se me conheces com base no meu passado, permita-me que eu me apresente novamente!