A OPINIÃO DE UM BLOGUEIRO SOBRE A PROTECÇÃO DOS DIREITOS DO AUTOR.

Saudações!
Meu nome é Isá Gildo e, como já devem saber, sou o C.E.O deste grande portal de musika Nova. Tralho com outros blogueiros amantes da musika, e fazemos de tudo para oferecer aos nossos visitantes um conteúdo actualizado ao minuto. Eis a team complecta do Musika Nova:

Isá Gildo                                   C.E.O/Administrador    
Newton Mecussete                   Criador de Conteúdo
Helton Cumbane                      Criador de Conteúdo
Fizarito Atumane                     Criador de Conteúdo
Mirlon Noveylla                      Criador de Conteúdo
Wonder Rodrigues                   Criador de Conteúdo


Nos últimos tempos os blogueiros, particularmente os que trabalham com musika, tem sofrido vários “insultos”, por alegadamente estarem a fomentar a pirataria no mundo artístico (moçambicano). Prova disso, foram as chocantes palavras ditas, a poucos meses, pelo músico renomado moçambicano, G2. Não obstante, alguns programas de rádio e televisão, tem embarcado nesta onda e acabam hostilizando imensamente as emoções de nós, os wbmasters.

Assim sendo, e sem querer favorecer ou não, decidi escrever este artigo, que no meu ponto de vista, pode pôr termo ao ambiente frio existente entre os artistas e os blogueiros.
Antes de tudo quero recordar aos Artistas, a mim mesmo e aos meus colegas o seguinte:
Blgueiros, saibam que:
  1.  Os artistas gastam NOITES, DIAS e ECONOMIAS, para ter somente uma faixa de música complecta;
  2. Em muitos casos, se tiver particição, é obrigado a interferir na rotina normal do outro artista, por causa da sua musika. Isso Envolve muita humildade, o que, por sinal, custa muito caro hoje em dia;
  3. Poderia descrever aqui muita coisa, mas eu sei que todos nós sabemos o quanto é difícil ser musico, cantor, compositor, vocalista, rapper, produtor,  etc etc...










Artistas, saibam que:
  1. Os blogueiros, também gastam tempo e dinheiro para manter um site ON;
  2. Se vocês já ganham dinheiro com as vossas actuações em virtude da vossa evolução como artistas, saibam que vocês um dia já foram novatos e TENHO A CERTEZA QUE AS VOSSAS PRIMEIRAS MUSICAS FORAM PUBLICADAS E MUITO MAIS CONHECIDAS PELO TRABALHO DOS BLOGUEIROS.
  3. Sendo que já passaram pela fase de Novatos e hoje já não precisam mais de blogues para publicar as vossas musicas, saibam que assim como vocês foram, hoje tem novatos também, que basicamente são dependentes dos blogues para caminhar até o ponto em que podem se afirmar ARTISTAS, como vocês.
  4. podia também descrever muitas vertentes aqui, mas sei que vocês sabem.
Assim, na minha modesta opinião, tenho a tecer o seguinte:

Considerando que estamos numa fase em que a musika tende a evoluir rapidamente para o melhor e junto vem as plataformas virtuais que permitem o pagamento dos direitos do autor ONLINE, proponho que os artistas moçambicanos adiram a essas plataformas, permitindo assim que por meio delas, possas receber um retornos dos seus trabalhos.

Estas plataformas, por sua vez, necessitando de expanção e maior abrangência das suas vendas, estabeleceriam termos de contratos com vista a trabalharem em conjunto com os sites ou blogues que nestes termos se mostrariam aprovados

So para acrescentar, quero tambémpropor aos músicos moçambicanos, no sentido de procurarem se informar em relação ao conteúdo Americano, que na minha experiencia, ao ser postado num site ou blog  sem autorização, este Site é, em poucos dias, Desativado e retirado do ar.

Sem mais, Cumprimentos.



Share on Google Plus

About Isá Gildo Electromoz

Se me conheces com base no meu passado, permita-me que eu me apresente novamente!